A Paleontologia é a área da ciência responsável por desvendar os mistérios da história do Planeta Terra por meio do estudo dos fósseis. O presente trabalho foi desenvolvido na cidade de Sousa, reconhecida por possuir importantes registros fossilíferos, e tem o objetivo de investigar como os docentes das redes de ensino de Sousa trabalham os assuntos referentes à Paleontologia, visando estabelecer um fio condutor que integre os conteúdos abordados pela ciência ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros. Esse estudo tem caráter qualitativo, realizado a partir da distribuição de questionários nas redes de ensino público e privado, sendo selecionados professores que lecionam as disciplinas de ciências e biologia. Os questionários foram distribuídos em sete escolas da cidade, onde os docentes responderam questões sobre sua formação, local e ano de conclusão, experiência profissional, pós-graduação, séries que ministram aulas, e perguntas específicas a respeito da abordagem paleontológica nos livros didáticos e da utilização e importância do parque dos dinossauros. Os resultados demostram que a abordagem dessa ciência nos livros didáticos é superficial, e que na busca de enriquecer suas aulas todos os professores da pesquisa recorrem a outras fontes, como a realização de algumas aulas de campo no monumento natural Vale dos Dinossauros, porém não existem projetos educacionais que envolva a divulgação da importância de preservar esse patrimônio. A relevância dessa pesquisa refere-se ao incentivo para o desenvolvimento de projetos pedagógicos no vale dos dinossauros, despertando no estudante e na população em geral o interesse pela preservação desse ambiente, por ser de grande importância para a região de Sousa, assim como para o Brasil. Palavras-Chave: Paleontologia. Parâmetros Curriculares. Icnofósseis.