REFLEXÕES DISCENTES SOBRE O USO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69445 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 48 "titulo" => "REFLEXÕES DISCENTES SOBRE O USO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A PERCEP??O DOS ALUNOS EM RELA??O AO USO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA TANTO, ELA ENCARREGOU-SE DE LEVANTAR AS PRINCIPAIS EXPERI?NCIAS DE ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA REDE P?BLICA DE ENSINO COM JOGOS USADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA MATEM?TICA NAS ESCOLAS AINDA ? POUCO ARTICULADO COM A REALIDADE DOS ALUNOS, COM O SEU COTIDIANO E, PORTANTO POUCO CONTRIBUI PARA TRANSFORMA??O DO OLHAR DOS ALUNOS PARA ESSA DISCIPLINA. COMO PERCURSO METODOL?GICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS A METODOLOGIA USADA FOI O ESTUDO DE CASO, SENDO USADA PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OS DADOS ANALISADOS ? LUZ DA T?CNICA DE AN?LISE DE CONTE?DO (BARDIN, 2011). OS RESULTADOS DO TRABALHO SINALIZAM UMA VIS?O PESSIMISTA DOS ALUNOS EM RELA??O ? MATEM?TICA QUE DECORRE SOBRETUDO DO USO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS E POUCO ATRATIVAS, NO ENTANTO OS DADOS LEVANTADOS MOSTRAM UMA ACEP??O POSITIVA DOS ALUNOS QUANTO AO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA, UMA VEZ QUE 60% DELES J? TIVERAM ALGUMA EXPERI?NCIA COM JOGOS EM CONTE?DOS DIVERSOS. DESSE MODO, O USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA CONSTITUI-SE COMO UMA METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PARA PROPOR REFLEX?ES A RESPEITO DESSA DISCIPLINA FUNDAMENTAL PARA A SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID48_04082020112847.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN COSTA" "autor_email" => "edivancostaev47@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69445 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 48 "titulo" => "REFLEXÕES DISCENTES SOBRE O USO DO JOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A PERCEP??O DOS ALUNOS EM RELA??O AO USO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA. PARA TANTO, ELA ENCARREGOU-SE DE LEVANTAR AS PRINCIPAIS EXPERI?NCIAS DE ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA REDE P?BLICA DE ENSINO COM JOGOS USADOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O ENSINO DA MATEM?TICA NAS ESCOLAS AINDA ? POUCO ARTICULADO COM A REALIDADE DOS ALUNOS, COM O SEU COTIDIANO E, PORTANTO POUCO CONTRIBUI PARA TRANSFORMA??O DO OLHAR DOS ALUNOS PARA ESSA DISCIPLINA. COMO PERCURSO METODOL?GICO OPTOU-SE PELA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS A METODOLOGIA USADA FOI O ESTUDO DE CASO, SENDO USADA PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OS DADOS ANALISADOS ? LUZ DA T?CNICA DE AN?LISE DE CONTE?DO (BARDIN, 2011). OS RESULTADOS DO TRABALHO SINALIZAM UMA VIS?O PESSIMISTA DOS ALUNOS EM RELA??O ? MATEM?TICA QUE DECORRE SOBRETUDO DO USO DE METODOLOGIAS TRADICIONAIS E POUCO ATRATIVAS, NO ENTANTO OS DADOS LEVANTADOS MOSTRAM UMA ACEP??O POSITIVA DOS ALUNOS QUANTO AO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA, UMA VEZ QUE 60% DELES J? TIVERAM ALGUMA EXPERI?NCIA COM JOGOS EM CONTE?DOS DIVERSOS. DESSE MODO, O USO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEM?TICA CONSTITUI-SE COMO UMA METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PARA PROPOR REFLEX?ES A RESPEITO DESSA DISCIPLINA FUNDAMENTAL PARA A SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID48_04082020112847.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVAN COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EDIVAN COSTA" "autor_email" => "edivancostaev47@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }