O BIBLIODRAMA, CONSISTE NUMA LEITURA VIVENCIAL DE TEXTOS BÍBLICOS QUE CONTRIBUI NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE PESSOAS EM TODAS AS IDADES, ESPECIALMENTE, ESTUDANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO AS CRISES EXISTENCIAIS ATRAPALHAM SEU DESEMPENHO ACADÊMICO E SUAS OUTRAS RELAÇÕES. A METODOLOGIA INTEGRA ELEMENTOS DE DRAMATIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, ANTROPOLOGIA, HERMENÊUTICA, ESPIRITUALIDADE NA MEDICINA E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, À LUZ DE ROESE, RöHR, CSORDAS, RICOEUR, VAILLANT E BARRETO, RESPECTIVAMENTE, REFERENCIADOS EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. AS VIVÊNCIAS TRABALHAM A DIMENSÃO ESPIRITUAL, A QUAL GUIA E ORGANIZA AS OUTRAS: FÍSICA, EMOCIONAL E MENTAL, POR MEIO DE RESSONÂNCIAS, EXPRESSÃO VERBAL, ATIVIDADES LÚDICO-CRIATIVAS E EXPERIÊNCIAS CORPÓREAS ESPONTÂNEAS PARTICULARES, PARTILHADAS COLETIVAMENTE, NUM CONTEXTO SOLIDÁRIO, DIALOGAL, TERAPÊUTICO E INTEGRATIVO. ELAS AJUDAM O SUJEITO A REFORÇAR SUA IDENTIDADE, O SENSO DE PERTENÇA E O SENTIDO DA VIDA, TORNANDO-O MENOS VULNERÁVEL A SUCUMBIR FRENTE AOS SOFRIMENTOS HUMANOS. AS ADAPTAÇÕES PRESENCIAIS E VIRTUAIS FEITAS PELA AUTORA DESTE ARTIGO APRESENTARAM RESULTADOS EXITOSOS EM RESSIGNIFICAR MEMÓRIAS E PENSAMENTOS DE PARTICIPANTES EM PROL DA SAÚDE INTEGRAL DO INDIVÍDUO E DA CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE MAIS ÉTICA, AFETIVA, EMPÁTICA, TOLERANTE E DEMOCRÁTICA EM MEIO À DIVERSIDADE RELIGIOSA E CULTURAL CONTEMPORÂNEA, ASSUNTOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO CONFORME PARÂMETROS/DIRETRIZES CURRICULARES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.