ESTE ARTIGO OBJETIVA AVERIGUAR O CONHECIMENTO DOS EDUCANDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DAURA RIBEIRO DA SILVA, REFERENTE A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA PERSPECTIVA MULTIMODAL, ATRAVÉS DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM AS RESPECTIVAS TURMAS. NA PERSPECTIVA DE PROPORCIONAR UM ESTUDO MAIS EFICAZ FORAM REALIZADAS TRÊS OFICINAS E EM CADA OFICINA FOI REALIZADO O ESTUDO DE DOIS GÊNERO TEXTUAIS, AS OFICINAS FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: NO PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADA A LEITURA DOS TEXTOS E SOCIALIZAÇÃO; NO SEGUNDO MOMENTO RELEITURA DOS TEXTOS E EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO; NO TERCEIRO MOMENTO A PRODUÇÃO DOS TEXTOS. OBSERVAMOS QUE O ESTUDO REALIZADO ATRAVÉS DAS OFICINAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS COM MAIS EFICÁCIA, POIS AS PRODUÇÕES TEXTUAIS REALIZADAS APÓS AS OFICINAS APRESENTARAM UMA FORMA MAIS ELABORADA, EMBORA ALGUNS AINDA TENHAM DIFICULDADES NOS ASPECTOS GRAMATICAIS, PORÉM CONSEGUIRAM PRODUZIR SEUS TEXTOS NA PERSPECTIVA MULTIMODAL.