A LEITURA ORAL, COMPARTILHADA, ESTÁ PRESENTE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA ATIVIDADE LEITORA. O TEXTO
ABORDA ASPECTOS O PAPEL DA LEITURA COMPARTILHADA NA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. APONTA
A IMPORTÂNCIA DA INTENSIDADE DO OUVIR TEXTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO E PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR.
DESTACA A AUSÊNCIA DOS MOMENTOS DE ESCUTA DE LEITURAS PARA OS ALUNOS PELOS SEUS PROFESSORES,
BASEANDO-SE NOS DEPOIMENTOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. DISCUTE TAMBÉM A NECESSIDADE
DA LEITURA COMPARTILHADA NA PRÓPRIA COMPREENSÃO DE TEXTOS DE CARÁTER FORMATIVO DA ATIVIDADE
PROFISSIONAL DOCENTE. ABORDA O PAPEL DO OUTRO NO COLETIVO PARA DAR SENTIDO ÀS AUSÊNCIAS DE
COMPREENSÃO, FORTALECENDO O MOVIMENTO DA LEITURA COMPARTILHADA À LEITURA INDIVIDUAL E
SILENCIOSA. A LEITURA COMPARTILHADA É PREMÍCIA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. BASEIA-SE EM ESTUDOS
HISTÓRICOS DE MANGUEL (2001), DARNTON (1992) E NAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE LEITURA APONTADAS
POR FREIRE (1983), COLOMER (2007) E FOUCAMBERT (1994).