O TRANSTORNO COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) PODE SER IDENTIFICADO EM MUITAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR, POR SEREM ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM SEGUIR O PADRÃO DE COMPORTAMENTO ESPERADO PELA ESCOLA E SOCIEDADE. ASSIM MUITAS VEZES ESSES ALUNOS E PROFESSORES SENTEM DIFICULDADES QUANTO A PRÁTICA ESCOLAR EM SALA DE AULA. MUITO SE COMENTA SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZADO DESSES ALUNOS, MAS AS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES SÃO PRIMADAS PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. COM BASE NISSO, O TRABALHO BUSCA ENTENDER COMO SÃO AS PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZADO DE ALUNOS COM TDAH NA REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO NO BRASIL. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS PUBLICADOS DEPOIS DE 2015, EM MEIO DIGITAL, SOBRE O ASSUNTO. FORAM OBTIDOS DADOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA VOLTADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A PERSPECTIVA E POSSIBILIDADES DE ENSINO. PERCEBEU-SE NESSA ANÁLISE QUE DE FATO EXISTEM DIVERSAS DIFICULDADES RELACIONADAS AO ENSINO DE ALUNOS COM TDAH E QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NÃO ACONTECE NO BRASIL, AINDA, DA FORMA ESPERADA; MAS QUE MUITO PODE SER FEITO E QUE AS POSSIBILIDADE DE ENSINO, APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS SÃO MUITAS.