RESUMO
OS PROFESSORES, DIARIAMENTE, ENCONTRAM-SE DIANTE DE DESAFIOS QUE PARECEM COLOCAR EM PROVA SUAS HABILIDADES COMO PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. DENTRE TANTOS DESAFIOS, UM DELES É O DA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE ESTIMULEM O ENGAJAMENTO POR PARTE DOS DISCENTES AO CONTEÚDO E ATIVIDADES QUE LHES FOREM PROPOSTAS. OU SEJA, ADEMAIS DE SER UMA PONTE ENTRE O CONHECIMENTO E O ALUNO, O PROFESSOR TAMBÉM DEVE CRIAR UM AMBIENTE QUE MOTIVE OS ALUNOS A DESPENDER CERTOS NÍVEIS DE INTERESSE. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL ENFOQUE DISCORRER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ENFATIZANDO O AFETO UM COMO MEIO PARA OBTÊ-LA. AS REFLEXÕES E CRÍTICAS AQUI APRESENTADAS FORAM OBTIDAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO PEDAGÓGICA EM ÂMBITO ESCOLAR REALIZADO EM 2019, FUNDAMENTADO EM MOTIVAR OS ESTUDANTES A APRENDER UM NOVO IDIOMA – NESTE CASO, A LÍNGUA ESPANHOLA. COMO APORTE TEÓRICO PARA DIALOGAR E EMBASAR AS ANÁLISES DOS RELATOS E DADOS ALCANÇADOS, CONSTAM VYGOTSKY (1978, 1994), WALLON (1971), BZUNECK (2009), VASCONCELOS (2004), DENTRE OUTROS.