O TEXTO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE ATIVIDADES DE RODAS DE NOTÍCIAS NA ROTINA DAS SALAS DE AULA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA, O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CAP-UERJ). OS OBJETIVOS SÃO OBSERVAR AS INFLUÊNCIAS E OS AVANÇOS TRAZIDOS COM TAIS PRÁTICAS, TANTO NO FAZER PEDAGÓGICO E NA DIDÁTICA DO PROFESSOR, COMO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE FORMA MAIS LEVE, AUTÔNOMA E SEGURA. A ESCUTA, O OLHAR, O RESPEITO, A OPINIÃO, ASSIM COMO O SENTIMENTO DE SUPERAÇÃO DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E SEGURANÇA EM SE EXPRESSAR E SENTIR-SE DETENTOR DO CONHECIMENTO SÃO RESULTADOS ALCANÇADOS E TRAZIDOS PELOS ESTUDANTES, COMO CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS DAS ATIVIDADES DE RODAS DE NOTÍCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA.