A PESQUISA BUSCOU DESCREVER COMO OS JOGOS, SE BEM APLICADA POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, COMO UMA AJUDA NA APRENDIZAGEM E AUTONOMIA DE CRIANÇAS COM AUTISMO E APRESENTAR INTERVENÇÕES DISPONÍVEIS PARA O AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DE LIBRAS POR QUALQUER ESTUDANTE EM AULAS. PARA QUE OS JOGOS VENHAM A CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DA LIBRAS, É NECESSÁRIO QUE HAJA CONSCIÊNCIA QUE HÁ UMA CONTRIBUIÇÃO REAL PARA A CRIANÇA, JÁ QUE PARA SER ADQUIRIDA A LÍNGUA PRECISA INICIALMENTE PARTIR DO REAL/CONCRETO E DO VISUAL. SEGUNDO VYGOTSKY (1998), O BRINCAR TEM UM GRANDE PAPEL NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA, OU SEJA, CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA O COGNITIVO. O LÚDICO TEM SIDO DEFENDIDO NA EDUCAÇÃO COMO UM DOS RECURSOS QUE PROPÕE DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. POIS É CONSIDERADO COMO PRÁTICA SOCIAL E CULTURAL DOTADA DE SIGNIFICAÇÕES, QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO. PARA PIAGET (1971) O JOGO É UM INSTRUMENTO QUE CONTRIBUI E ENRIQUECE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, NÃO ENVOLVENDO APENAS UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO OU RECREAÇÃO PARA GASTAR ENERGIA DAS CRIANÇAS.