O PRESENTE ESTUDO VISA COTEJAR UMA AN?LISE CR?TICA ACERCA DO MODELO DE EDUCA??O HEGEM?NICA QUE CIRCULA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. MODELO ESSE QUE POR VEZES N?O APENAS SILENCIA A VOZ DO EDUCANDO, COMO TAMB?M COLOCA SUA HIST?RIA DE VIDA EM SEGUNDO PLANO PARA QUE O MODELO DE CIDAD?O DESEJADO POSSA SER PRODUZIDO. SOB ESSA PERSPECTIVA, ? CONSTATADA UMA URG?NCIA DE SE REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DA PROMO??O DE NOVAS PR?TICAS EDUCACIONAIS EM QUE AS PESSOAS QUE FORAM E AINDA S?O POSTAS COMO SUBALTERNAS POSSAM ASSUMIR UM PAPEL DE PROTAGONISMO NO CEN?RIO SOCIAL. PARA A CONSTRU??O DESTE TRABALHO A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE CAR?TER QUALITATIVO. DESTE MODO, OS DADOS QUE FUNDAMENTAM A INVESTIGA??O FORAM COLETADOS EM ARTIGOS CIENT?FICOS PUBLICADOS EM PERI?DICOS ON-LINE E LIVROS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS PERMITEM CONSTATAR QUE OS MODELOS DE EDUCA??ES QUE ATRAVESSAM A SOCIEDADE S?O ORIUNDOS DE UMA COMPLEXA REDE DE PODER, ASSIM SENDO PARA A PROMO??O DE UMA EDUCA??O LIBERTADORA E FORMADORA ? ESSENCIAL QUE OCORRAM MUDAN?AS NAS RELA??ES HUMANAS EM SEUS DIFERENTES N?VEIS, TENDO EM VISTA QUE ? POR MEIO DESSE CONSTRUTO RELACIONAL QUE AS DIFERENTES RAMIFICA??ES DO PODER SE MOVIMENTA. ISSO POSTO, AO SER ANALISADA SOB UM PRISMA DECOLONIAL A EDUCA??O ? ENTENDIDA COMO UM FEN?MENO RELACIONAL QUE PROMOVE O CULTIVO E A MATERIALIZA??O DO SABER COMO SENDO UM PROCESSO DE AUTOATUALIZA??O E AUTORREFLEX?O COM EFEITOS M?TUOS E M?LTIPLOS NO COLETIVO.