O PRELÚDIO DA PROFISSÃO: FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69111 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2300 "inscrito_id" => 7113 "titulo" => "O PRELÚDIO DA PROFISSÃO: FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VISA ANALISAR O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO CONSIDERANDO SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL PRIMANDO PELA DISCUSSÃO E RELATIVIZAÇÃO ENTRE O QUE É PROPOSTO PELA TEORIA, E O QUE É VIVENCIADO ATRAVÉS DA PRÁTICA. PARA REALIZAR TAL ESTUDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO SOBRE O CONJUNTO DE AÇÕES QUE COMPÕEM SUAS ATIVIDADES, A FIM DE MAPEAR SUA IDENTIDADE, FORMAÇÃO, DIFICULDADES E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE SUA AÇÃO. TRATA DE UMA ANÁLISE DO APORTE BIBLIOGRÁFICO, RESPALDADO, EM ESTUDOS DE AUTORES COMO: AQUINO E SARAIVA (2001), LIBÂNEO (2007), MONTERO (2005), MUNDIM (2011), PIMENTA E LIMA (2004) E VASCONCELLOS (2007), PARA A CONSTRUÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM O PROPÓSITO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO, PAPEL E FUNÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS É CONSIDERADA AQUI, NUM CONTEXTO DE IDENTIFICAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS. EM MEIO A TANTAS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES E DIFICULDADES, VIVENDO UMA ATIVIDADE COMPLEXA E REPLETA DE CONTRADIÇÕES, O COORDENADOR PEDAGÓGICO, MUITAS VEZES, PERDE-SE E DESVIA-SE DE SUAS FUNÇÕES. DESSA FORMA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SE DEFRONTA COM A CRISE DA IDENTIDADE PROFISSIONAL, À MEDIDA QUE VIVENCIA UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO EXERCÍCIO DE UMA FUNÇÃO AINDA TÃO INDEFINIDA E, TALVEZ POR ISSO, POUCO RECONHECIDA. ESPERAMOS COM O NOSSO TRABALHO CONTRIBUIR PARA QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO VENHA CONHECER PLENAMENTE O SEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO NA ESCOLA, COMPARTILHANDO NOVAS IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS, TORNANDO-SE UM PROFISSIONAL TRANSFORMADOR, ARTICULADOR E FORMADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, IDENTIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID7113_30092020173539.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ÁUREA SOUSA DE SANTANA " "autor_nome_curto" => "ÁUREA SANTANA " "autor_email" => "aurea.santana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69111 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2300 "inscrito_id" => 7113 "titulo" => "O PRELÚDIO DA PROFISSÃO: FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VISA ANALISAR O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO CONSIDERANDO SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL PRIMANDO PELA DISCUSSÃO E RELATIVIZAÇÃO ENTRE O QUE É PROPOSTO PELA TEORIA, E O QUE É VIVENCIADO ATRAVÉS DA PRÁTICA. PARA REALIZAR TAL ESTUDO FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA DE CARÁTER DESCRITIVO E QUALITATIVO SOBRE O CONJUNTO DE AÇÕES QUE COMPÕEM SUAS ATIVIDADES, A FIM DE MAPEAR SUA IDENTIDADE, FORMAÇÃO, DIFICULDADES E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE SUA AÇÃO. TRATA DE UMA ANÁLISE DO APORTE BIBLIOGRÁFICO, RESPALDADO, EM ESTUDOS DE AUTORES COMO: AQUINO E SARAIVA (2001), LIBÂNEO (2007), MONTERO (2005), MUNDIM (2011), PIMENTA E LIMA (2004) E VASCONCELLOS (2007), PARA A CONSTRUÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM O PROPÓSITO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO, PAPEL E FUNÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS É CONSIDERADA AQUI, NUM CONTEXTO DE IDENTIFICAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS. EM MEIO A TANTAS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES E DIFICULDADES, VIVENDO UMA ATIVIDADE COMPLEXA E REPLETA DE CONTRADIÇÕES, O COORDENADOR PEDAGÓGICO, MUITAS VEZES, PERDE-SE E DESVIA-SE DE SUAS FUNÇÕES. DESSA FORMA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SE DEFRONTA COM A CRISE DA IDENTIDADE PROFISSIONAL, À MEDIDA QUE VIVENCIA UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO EXERCÍCIO DE UMA FUNÇÃO AINDA TÃO INDEFINIDA E, TALVEZ POR ISSO, POUCO RECONHECIDA. ESPERAMOS COM O NOSSO TRABALHO CONTRIBUIR PARA QUE O COORDENADOR PEDAGÓGICO VENHA CONHECER PLENAMENTE O SEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO NA ESCOLA, COMPARTILHANDO NOVAS IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS, TORNANDO-SE UM PROFISSIONAL TRANSFORMADOR, ARTICULADOR E FORMADOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, IDENTIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA1_ID7113_30092020173539.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ÁUREA SOUSA DE SANTANA " "autor_nome_curto" => "ÁUREA SANTANA " "autor_email" => "aurea.santana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }