SEQUÊNCIAS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS.CRIE A SUA!
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69544 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1458 "inscrito_id" => 6379 "titulo" => "SEQUÊNCIAS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS.CRIE A SUA!" "resumo" => "OS NÚMEROS PRIMOS ENCANTAM A HUMANIDADE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS E HOJE SÃO BASTANTE UTILIZADOS. APARECEM DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU USO CONSTA EM DIVERSAS ÁREAS DA MATEMÁTICA. SURPREENDENTEMENTE, DEPOIS DE SÉCULOS DE ESTUDO, POR CAUSA DA SUA INFINITUDE E DA ALEATORIEDADE DE SEU COMPORTAMENTO, OS NÚMEROS PRIMOS APARECEM EM DIVERSAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS. ATUALMENTE, ASSUMEM PAPEL CENTRAL NA CRIPTOGRAFIA RIVEST-SHAMIR-ADLEMAN (RSA) PARA A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS CODIFICADAS, TÃO IMPRESCINDÍVEIS EM NOSSOS TEMPOS DE DESENVOLVIDA TECNOLOGIA. NESTE TRABALHO ENSINAMOS A CONSTRUIR SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS NATURAIS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, PROPRIEDADE INDISPENSÁVEL PARA FAZER COM QUE A CRIPTOGRAFIA RSA FUNCIONE. ADEMAIS, SUGERIMOS UMA PROPOSTA METODOLÓGICA-DIDÁTICA OBJETIVANDO SUSCITAR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA MATEMÁTICA EM ENSINO, AO TEMPO QUE EXIBIMOS UM TIPO DE DEMONSTRAÇÃO DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, FOCANDO NA INDEPENDÊNCIA COGNITIVA DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO É ORIUNDO DE UMA ATIVIDADE DO GRUPO PET-MATEMÁTICA-UFCG, ORIENTADA SOB OS AUSPÍCIOS DO TUTOR DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DE NÚMEROS PRIMOS, INTELIGÍVEIS PARA PROFESSORES E ALUNOS DE MATEMÁTICA. PARA EXEMPLIFICAR E INSTIGAR A CURIOSIDADE, OS AUTORES ELABORARAM TRÊS TIPOS DE DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, BASEANDO-SE NAS IDEIAS DA DEMONSTRAÇÃO DO MATEMÁTICO ALEMÃO CHRISTIAN GOLDBACH (1690-1764) E PRODUZIRAM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA SALA DE AULA, CONFORME OS DIRECIONAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESPERAMOS QUE PROFESSORES SE UTILIZEM E APERFEIÇOEM ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA, PROMOVENDO DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLóGICA, INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6379_01092020193115.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE ARAÚJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "AMANDA QUEIROZ" "autor_email" => "amanda.araujoqueiroz91@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "5f88443b135d1_15102020_094443.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69544 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1458 "inscrito_id" => 6379 "titulo" => "SEQUÊNCIAS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS.CRIE A SUA!" "resumo" => "OS NÚMEROS PRIMOS ENCANTAM A HUMANIDADE DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS E HOJE SÃO BASTANTE UTILIZADOS. APARECEM DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA E SEU USO CONSTA EM DIVERSAS ÁREAS DA MATEMÁTICA. SURPREENDENTEMENTE, DEPOIS DE SÉCULOS DE ESTUDO, POR CAUSA DA SUA INFINITUDE E DA ALEATORIEDADE DE SEU COMPORTAMENTO, OS NÚMEROS PRIMOS APARECEM EM DIVERSAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS. ATUALMENTE, ASSUMEM PAPEL CENTRAL NA CRIPTOGRAFIA RIVEST-SHAMIR-ADLEMAN (RSA) PARA A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS CODIFICADAS, TÃO IMPRESCINDÍVEIS EM NOSSOS TEMPOS DE DESENVOLVIDA TECNOLOGIA. NESTE TRABALHO ENSINAMOS A CONSTRUIR SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS NATURAIS QUE REVELAM A INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, PROPRIEDADE INDISPENSÁVEL PARA FAZER COM QUE A CRIPTOGRAFIA RSA FUNCIONE. ADEMAIS, SUGERIMOS UMA PROPOSTA METODOLÓGICA-DIDÁTICA OBJETIVANDO SUSCITAR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA MATEMÁTICA EM ENSINO, AO TEMPO QUE EXIBIMOS UM TIPO DE DEMONSTRAÇÃO DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, FOCANDO NA INDEPENDÊNCIA COGNITIVA DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO É ORIUNDO DE UMA ATIVIDADE DO GRUPO PET-MATEMÁTICA-UFCG, ORIENTADA SOB OS AUSPÍCIOS DO TUTOR DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DE NÚMEROS PRIMOS, INTELIGÍVEIS PARA PROFESSORES E ALUNOS DE MATEMÁTICA. PARA EXEMPLIFICAR E INSTIGAR A CURIOSIDADE, OS AUTORES ELABORARAM TRÊS TIPOS DE DEMONSTRAÇÕES DA INFINITUDE DOS NÚMEROS PRIMOS, BASEANDO-SE NAS IDEIAS DA DEMONSTRAÇÃO DO MATEMÁTICO ALEMÃO CHRISTIAN GOLDBACH (1690-1764) E PRODUZIRAM ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA SALA DE AULA, CONFORME OS DIRECIONAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). ESPERAMOS QUE PROFESSORES SE UTILIZEM E APERFEIÇOEM ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA, PROMOVENDO DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAR MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLóGICA, INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID6379_01092020193115.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DE ARAÚJO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "AMANDA QUEIROZ" "autor_email" => "amanda.araujoqueiroz91@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "5f88443b135d1_15102020_094443.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }