O PROTAGONISMO JUVENIL NAS PRODUÇÕES DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69134 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "O PROTAGONISMO JUVENIL NAS PRODUÇÕES DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO" "resumo" => "O LETRAMENTO E A RETEXTUALIZAÇÃO CONFIGURAM-SE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INDISPENSÁVEIS À PROFICIÊNCIA ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, QUANDO OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SE LANÇAM À PREPARAÇÃO REDACIONAL PARA O ENEM. ESTE RESUMO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR O (RE) FAZER DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, NUM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO. A PRESENTE PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE CUNHO QUALITATIVO, A PARTIR DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, EXPOSTAS POR BARDIN (2011). NESSE SENTIDO, OS PRINCIPAIS RESULTADOS SINALIZARAM QUE, COM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO, OCORREU UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO NA PRODUÇÃO DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, ELEVANDO A QUALIDADE DOS NÍVEIS DE COESÃO E COERÊNCIA; INFORMATIVIDADE (PROGRESSÃO DE IDEIAS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA) E INTERTEXTUALIDADE (A HABILIDADE DE RECORRER ÀS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO), VISANDO AO FORTALECIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. ADEMAIS, OBSERVOU-SE A ASCENDÊNCIA DA LINGUAGEM FORMAL E A MELHORIA DE ASPECTOS GRAMATICAIS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO NA NOTA DA REDAÇÃO DO ENEM, CONSTATANDO, ASSIM, QUE, COM PROTAGONISMO, OS ESTUDANTES PODEM ALCANÇAR UMA QUALIDADE TEXTUAL QUE OS COLOQUE NUM PATAMAR DE COMPETÊNCIA ESCRITORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, LETRAMENTO, RETEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO JUVENIL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID1073_29042020201912.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69134 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "O PROTAGONISMO JUVENIL NAS PRODUÇÕES DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: UM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO" "resumo" => "O LETRAMENTO E A RETEXTUALIZAÇÃO CONFIGURAM-SE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INDISPENSÁVEIS À PROFICIÊNCIA ESCRITORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, QUANDO OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SE LANÇAM À PREPARAÇÃO REDACIONAL PARA O ENEM. ESTE RESUMO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR O (RE) FAZER DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019, NUM VIÉS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO. A PRESENTE PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE CUNHO QUALITATIVO, A PARTIR DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, EXPOSTAS POR BARDIN (2011). NESSE SENTIDO, OS PRINCIPAIS RESULTADOS SINALIZARAM QUE, COM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E RETEXTUALIZAÇÃO, OCORREU UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO NA PRODUÇÃO DO TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM MINERAÇÃO DO IFPI – CAMPUS PAULISTANA, ELEVANDO A QUALIDADE DOS NÍVEIS DE COESÃO E COERÊNCIA; INFORMATIVIDADE (PROGRESSÃO DE IDEIAS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA) E INTERTEXTUALIDADE (A HABILIDADE DE RECORRER ÀS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO), VISANDO AO FORTALECIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. ADEMAIS, OBSERVOU-SE A ASCENDÊNCIA DA LINGUAGEM FORMAL E A MELHORIA DE ASPECTOS GRAMATICAIS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO NA NOTA DA REDAÇÃO DO ENEM, CONSTATANDO, ASSIM, QUE, COM PROTAGONISMO, OS ESTUDANTES PODEM ALCANÇAR UMA QUALIDADE TEXTUAL QUE OS COLOQUE NUM PATAMAR DE COMPETÊNCIA ESCRITORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TIPO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, LETRAMENTO, RETEXTUALIZAÇÃO, PROTAGONISMO JUVENIL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID1073_29042020201912.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }