O PRESENTE ESTUDO ABORDA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ORGANIZADAS POR CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA E A RELAÇÃO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ASPECTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. DESSE MODO A PESQUISA SE DARÁ COM ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO, SENDO ENTRE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CUIABÁ E UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, COMPREENDENDO A RELAÇÃO CURRICULAR DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA-PRÁTICA DO QUE OCORRE NO CHÃO DA ESCOLA, ENTRE EDUCADOR-EDUCANDO, QUAL CAMINHO PERCORRER PARA QUE O PROFESSOR ATENDA UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE O EDUCANDO EM SUA INTEGRALIDADE, SABENDO QUE A CONSTRUÇÃO INTELECTUAL ESTÁ ATRELADA AO ASPECTO SOCIAL, AFETIVO, EMOCIONAL E FÍSICO. O ESTUDO IRÁ CAMINHAR EM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, COM UM RELEVANTE RESULTADO TANTO AOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA: PROFESSORES, ESCOLA E COMUNIDADE, BEM COMO AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ E DE MATO GROSSO, QUE SERVIR COMO NORTEADOR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA REDE.