Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, SERVIÇO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68312
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2612
    "inscrito_id" => 7169
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA\r\n
      DOCENTE: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO\r\n
      PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA\r\n
      UECE
      """
    "resumo" => "ESSE ARTIGO CONDENSA OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA REALIZADA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE JUNHO DE 2018 A SETEMBRO DE 2020. TAL PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, REFERENCIADOS NA VISÃO DE QUE O PROFESSOR CONFIGURA-SE COMO EPICENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. UTILIZAMOS TAMBÉM COMO MÉTODO DE ANÁLISE O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) QUE PROPÕE A INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS, CONSIDERANDO QUE CADA UM É DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS E SE PERFAZ NO COLETIVO, ASSIM COMO O SIGNIFICADO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E AS REFLEXÕES SOBRE ESTAS. A PESQUISA DE CAMPO OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS ONDE 09 PROFESSORES(AS) FORAM ESCOLHIDOS E ENTREVISTADOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. A PESQUISA REFLETIU SOBRE O PERFIL DOS ENTREVISTADOS E SEUS DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE. DEMONSTROU QUE OS PROFESSORES SE PREOCUPAM EM CONSTRUIR UMA PRÁTICA REFLEXIVA – CRÍTICA E TENTAM VINCULAR PEDAGOGICAMENTE SUA PRÁTICA COM OS PRINCÍPIOS FORMATIVOS PROFISSIONAIS, PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES. NO ENTANTO,  CARECEM DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE MAIS SISTEMÁTICA E INSTITUCIONALIZADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, SERVIÇO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID7169_01102020195531.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvslarissa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68312
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2612
    "inscrito_id" => 7169
    "titulo" => """
      DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA\r\n
      DOCENTE: DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO\r\n
      PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA\r\n
      UECE
      """
    "resumo" => "ESSE ARTIGO CONDENSA OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA REALIZADA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE JUNHO DE 2018 A SETEMBRO DE 2020. TAL PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, REFERENCIADOS NA VISÃO DE QUE O PROFESSOR CONFIGURA-SE COMO EPICENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. UTILIZAMOS TAMBÉM COMO MÉTODO DE ANÁLISE O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) QUE PROPÕE A INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS, CONSIDERANDO QUE CADA UM É DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS E SE PERFAZ NO COLETIVO, ASSIM COMO O SIGNIFICADO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E AS REFLEXÕES SOBRE ESTAS. A PESQUISA DE CAMPO OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS ONDE 09 PROFESSORES(AS) FORAM ESCOLHIDOS E ENTREVISTADOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. A PESQUISA REFLETIU SOBRE O PERFIL DOS ENTREVISTADOS E SEUS DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE. DEMONSTROU QUE OS PROFESSORES SE PREOCUPAM EM CONSTRUIR UMA PRÁTICA REFLEXIVA – CRÍTICA E TENTAM VINCULAR PEDAGOGICAMENTE SUA PRÁTICA COM OS PRINCÍPIOS FORMATIVOS PROFISSIONAIS, PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES. NO ENTANTO,  CARECEM DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE MAIS SISTEMÁTICA E INSTITUCIONALIZADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, SERVIÇO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID7169_01102020195531.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA CARVALHO"
    "autor_email" => "carvslarissa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESSE ARTIGO CONDENSA OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA REALIZADA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE JUNHO DE 2018 A SETEMBRO DE 2020. TAL PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, REFERENCIADOS NA VISÃO DE QUE O PROFESSOR CONFIGURA-SE COMO EPICENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. UTILIZAMOS TAMBÉM COMO MÉTODO DE ANÁLISE O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) QUE PROPÕE A INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS, CONSIDERANDO QUE CADA UM É DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS E SE PERFAZ NO COLETIVO, ASSIM COMO O SIGNIFICADO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E AS REFLEXÕES SOBRE ESTAS. A PESQUISA DE CAMPO OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS ONDE 09 PROFESSORES(AS) FORAM ESCOLHIDOS E ENTREVISTADOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. A PESQUISA REFLETIU SOBRE O PERFIL DOS ENTREVISTADOS E SEUS DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE. DEMONSTROU QUE OS PROFESSORES SE PREOCUPAM EM CONSTRUIR UMA PRÁTICA REFLEXIVA – CRÍTICA E TENTAM VINCULAR PEDAGOGICAMENTE SUA PRÁTICA COM OS PRINCÍPIOS FORMATIVOS PROFISSIONAIS, PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES. NO ENTANTO, CARECEM DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE MAIS SISTEMÁTICA E INSTITUCIONALIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.