ESSE ARTIGO CONDENSA OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO PRÁTICA REALIZADA NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE JUNHO DE 2018 A SETEMBRO DE 2020. TAL PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE, REFERENCIADOS NA VISÃO DE QUE O PROFESSOR CONFIGURA-SE COMO EPICENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. UTILIZAMOS TAMBÉM COMO MÉTODO DE ANÁLISE O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) QUE PROPÕE A INVESTIGAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DISCURSOS DOS SUJEITOS INVESTIGADOS, CONSIDERANDO QUE CADA UM É DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS E SE PERFAZ NO COLETIVO, ASSIM COMO O SIGNIFICADO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E AS REFLEXÕES SOBRE ESTAS. A PESQUISA DE CAMPO OCORREU POR MEIO DE ENTREVISTAS ONDE 09 PROFESSORES(AS) FORAM ESCOLHIDOS E ENTREVISTADOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. A PESQUISA REFLETIU SOBRE O PERFIL DOS ENTREVISTADOS E SEUS DISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE. DEMONSTROU QUE OS PROFESSORES SE PREOCUPAM EM CONSTRUIR UMA PRÁTICA REFLEXIVA – CRÍTICA E TENTAM VINCULAR PEDAGOGICAMENTE SUA PRÁTICA COM OS PRINCÍPIOS FORMATIVOS PROFISSIONAIS, PRESENTES NAS DIRETRIZES CURRICULARES. NO ENTANTO, CARECEM DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE MAIS SISTEMÁTICA E INSTITUCIONALIZADA.