NESTE ARTIGO, ABORDA-SE ALGUNS DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS, EM MANTER O CURRÍCULO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, DURANTE O REGIME TRANSITÓRIO E EXCEPCIONAL, DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS PRESENCIAIS. O OBJETIVO É DISCUTIR, A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DESAFIOS E AS SOLUÇÕES INABITUAIS CRIADAS COMO ALTERNATIVAS PARA REDUZIR OS EFEITOS DESSA SITUAÇÃO INÉDITA, NO ÂMBITO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REDE ESTADUAL DO RN, CIRCUNSCRITOS A 9ª DIRETORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA. ATRAVÉS DA AUTORIA E AUTONOMIA AS ESCOLAS, NAS PRÁTICAS DAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS EM 2020, PRODUZIRAM-SE INOVAÇÕES, PRÁTICAS COM MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM, INSERÇÃO DE TDICS E EVIDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE UM NOVO MOVIMENTO CURRICULAR EMERGENCIAL GERADO AO LONGO DO PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA. REFLETIREMOS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DOCUMENTAL E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O ARGUMENTO QUE AS ESCOLAS PODEM MOBILIZAR OS SEUS SUJEITOS POR MEIO DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA E POR MEIO DE UM PAPEL PROATIVO NAS PRÁTICAS DE CURRÍCULO, LEVANTANDO ALGUMAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS QUANTO A SUA INSERÇÃO POTENCIAL NAS PRÁTICAS DA CULTURA DIGITAL, MARCADA COMO COMPETÊNCIAS EXIGIDAS E VIVENCIADAS NA ATUAL DINÂMICA SOCIAL.