ESTA PESQUISA FOI MOTIVADA PELA OBSERVAÇÃO DA FALTA DE PRÁTICA DE ESPORTE PELA MAIORIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, POIS A EDUCAÇÃO FÍSICA NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA É OFERTADA EM HORÁRIO OPOSTO AO TURNO DA MATRÍCULA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS. POR ISSO, TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO CONTRIBUIR COM UM ESTUDO QUE POSSIBILITE A REFLEXÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA COMO BENEFÍCIO PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, COLABORANDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL EM SUA EDUCAÇÃO, BEM COMO PARA A SUA QUALIDADE DE VIDA. DESSE MODO, A METODOLOGIA EMPREGADA FOI À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. CONCLUIU-SE QUE O ESPORTE DESENVOLVIDO NO AMBIENTE ESCOLAR POTENCIALMENTE CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, CONSEQUENTEMENTE MELHORA SEU DESEMPENHO ESCOLAR.