DIANTE DA IMPORTÂNCIA DE UNIFICAR E FORTALECER A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DO SERVIÇO NACIONAL DE
APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC) DESDE 2013 O DEPARTAMENTO NACIONAL (DN) COORDENA O
ALINHAMENTO PEDAGÓGICO ENTRE OS DEPARTAMENTOS REGIONAIS (DR), VISANDO CONCEBER UM MODELO
PEDAGÓGICO ÚNICO QUE CONTEMPLE AS ESPECIFICIDADES NACIONAIS PARA AS OFERTAS DE CURSOS. NESSE
SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O MODELO PEDAGÓGICO VIGENTE NA
INSTITUIÇÃO, APRESENTANDO AS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS QUE DEFINEM E REGULAM ESTA INICIATIVA. PARA
TANTO, O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DA COLEÇÃO DOS
DOCUMENTOS TÉCNICOS DO SENAC (2015 E 2017), AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC
(2014), AS DIRETRIZES DO MODELO PEDAGÓGICO (2018) E OUTROS DOCUMENTOS QUE CONTEMPLAM A
TEMÁTICA. OS RESULTADOS IDENTIFICAM QUE A UNIFICAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO SENAC REPRESENTA
UM MARCO NA INSTITUIÇÃO POIS PERMITE A CONVERGÊNCIA DE ESFORÇOS DOS DEPARTAMENTOS REGIONAIS
PARA OTIMIZAR RECURSOS, UMA VEZ QUE REDUZ OS CUSTOS DE ELABORAÇÃO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DOS CURSOS COM VALIDADE NACIONAL.