O TRABALHO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NA ESCOLA E AS POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE DANÇA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º E 2º GRAUS VICENTE DE FRANÇA MONTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. DENTRE AS VIABILIDADES PARA SE TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, ELEGEU-SE PARTIR DE INVESTIGAÇÕES CORPORAIS, POR MEIO DO JOGO, COMO PONTO REFERENCIAL PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O NOSSO ESCRITO TEM POR OBJETIVOS REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DA DANÇA COM CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES; INDICAR UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR A DANÇA POR MEIO DO JOGO; CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS CORPORAIS TRAZIDAS PELOS ESTUDANTES. DEFINIMOS QUE A METODOLOGIA UTILIZADA ENVOLVE A PESQUISA DESCRITIVA QUALITATIVA SOB UM VIÉS DO ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL. A ESCOLHA DO TEMA PROPOSTO FAVORECE AO CONHECIMENTO, À VALORIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO CORPORAL POR PARTE DOS DISCENTES, BEM COMO, CONTRIBUI PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES INCLUSIVAS E SIMBÓLICAS QUE SE INSCREVEM HISTORICAMENTE PELO CORPO. PERCEBE-SE QUE TRABALHAR COM O CONTEÚDO, DE FORMA INCLUSIVA, PERMITE AMPLIAR AS VISÕES INTRÍNSECAS DOS EDUCANDOS SOBRE O MODO DE PERCEBER O MUNDO, COMO TAMBÉM, POSSIBILITA A DESCOBERTA DE OUTROS MODOS DE CONTEXTUALIZAR A DANÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS NO DECORRER DA PESQUISA.