EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PESQUISA-INTERVENÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68490 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 3738 "titulo" => "EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PESQUISA-INTERVENÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "É POSSÍVEL DESENVOLVER EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI? PARA INVESTIGAR ESSA PERGUNTA, REALIZOU-SE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO QUE OBJETIVOU SENSIBILIZAR JOVENS UNIVERSITÁRIOS A SENTIR EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, TENDO COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL A TEORIA DE M. HOFFMAN SOBRE O ASSUNTO. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19, A PESQUISA-INTERVENÇÃO, DE CARÁTER DIDÁTICO, ACONTECEU NA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. PARTICIPARAM 25 ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PARA PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, UTILIZOU-SE A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA RACIONAL-AFETIVA, INSPIRADA EM L. GALVÃO, QUE MESCLA O USO DE TÉCNICAS DO PSICODRAMA, COM RODA DE CONVERSA, ORGANIZADA EM QUATRO ETAPAS: (1) NA FASE DO AQUECIMENTO, UTILIZOU-SE UM TRECHO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”; (2) NA ETAPA DA DRAMATIZAÇÃO, A TÉCNICA PSICODRAMÁTICA INTITULADA “A CARTA”, QUE TEVE COMO GATILHO DISPARADOR UMA REPORTAGEM SOBRE UM ADOLESCENTE QUE FOI TORTURADO POR DOIS SEGURANÇAS DE UM SUPERMERCADO APÓS SER FLAGRADO TENTANDO FURTAR CHOCOLATE; (3) NA FASE COMPARTILHAR, OS PARTICIPANTES FORAM ESTIMULADOS A DISCUTIR O TEMA PROPOSTO; (4) E NA ETAPA DE COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS, OS ESTUDANTES FORAM INCENTIVADOS A POSTAREM EM SUAS REDES SOCIAIS REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O TEMA. BASEADO NOS DADOS ANALISADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE A INTERVENÇÃO PROPOSTA CONSEGUIU SENSIBILIZAR OS PARTICIPANTES A OLHAR OS JOVENS QUE COMETEM ATOS INFRACIONAIS COMO PESSOAS QUE VIVENCIAM SITUAÇÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL E QUE SÃO, MUITAS VEZES, VÍTIMAS DE ATOS VIOLENTOS DESNECESSÁRIOS. DEFENDE-SE, PORTANTO, UMA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA TRANSFORMADORA, PROMOTORA DE CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO CRÍTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EMPATIA, ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3738_22082020170525.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRYZ VIEIRA GONÇALVES " "autor_nome_curto" => "BEATRYZ VIEIRA" "autor_email" => "abvgvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68490 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 3738 "titulo" => "EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: PESQUISA-INTERVENÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS" "resumo" => "É POSSÍVEL DESENVOLVER EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI? PARA INVESTIGAR ESSA PERGUNTA, REALIZOU-SE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO QUE OBJETIVOU SENSIBILIZAR JOVENS UNIVERSITÁRIOS A SENTIR EMPATIA POR ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, TENDO COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL A TEORIA DE M. HOFFMAN SOBRE O ASSUNTO. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19, A PESQUISA-INTERVENÇÃO, DE CARÁTER DIDÁTICO, ACONTECEU NA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. PARTICIPARAM 25 ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. PARA PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, UTILIZOU-SE A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA RACIONAL-AFETIVA, INSPIRADA EM L. GALVÃO, QUE MESCLA O USO DE TÉCNICAS DO PSICODRAMA, COM RODA DE CONVERSA, ORGANIZADA EM QUATRO ETAPAS: (1) NA FASE DO AQUECIMENTO, UTILIZOU-SE UM TRECHO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”; (2) NA ETAPA DA DRAMATIZAÇÃO, A TÉCNICA PSICODRAMÁTICA INTITULADA “A CARTA”, QUE TEVE COMO GATILHO DISPARADOR UMA REPORTAGEM SOBRE UM ADOLESCENTE QUE FOI TORTURADO POR DOIS SEGURANÇAS DE UM SUPERMERCADO APÓS SER FLAGRADO TENTANDO FURTAR CHOCOLATE; (3) NA FASE COMPARTILHAR, OS PARTICIPANTES FORAM ESTIMULADOS A DISCUTIR O TEMA PROPOSTO; (4) E NA ETAPA DE COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS, OS ESTUDANTES FORAM INCENTIVADOS A POSTAREM EM SUAS REDES SOCIAIS REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O TEMA. BASEADO NOS DADOS ANALISADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE A INTERVENÇÃO PROPOSTA CONSEGUIU SENSIBILIZAR OS PARTICIPANTES A OLHAR OS JOVENS QUE COMETEM ATOS INFRACIONAIS COMO PESSOAS QUE VIVENCIAM SITUAÇÕES DE INJUSTIÇA SOCIAL E QUE SÃO, MUITAS VEZES, VÍTIMAS DE ATOS VIOLENTOS DESNECESSÁRIOS. DEFENDE-SE, PORTANTO, UMA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA TRANSFORMADORA, PROMOTORA DE CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO CRÍTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EMPATIA, ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID3738_22082020170525.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BEATRYZ VIEIRA GONÇALVES " "autor_nome_curto" => "BEATRYZ VIEIRA" "autor_email" => "abvgvieira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }