O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR A PRIMORDIALIDADE DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO PROPOSTO PELA PANDEMIA DO COVID-19. A ENFERMIDADE EPID?MICA CHEGA EM SOLO BRASILEIRO IMPONDO A NECESSIDADE DO DIF?CIL ISOLAMENTO SOCIAL E, DIANTE DISSO, A EDUCA??O TEM A MISS?O DE CONTINUAR CONSIDERANDO O DISTANCIAMENTO F?SICO ENTRE AS PESSOAS. PENSANDO NISSO, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUALITATIVA, NESTE ARTIGO, DISCUTIMOS OS NOVOS CONTEXTOS E POSTURAS DOCENTES DIANTE DO ENSINO REMOTO. APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA QUE ACATA UM MOMENTO AFRONTOSO E DESAFIADOR PARA OS PROFESSORES, QUE TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM CONTEXTO EDUCACIONAL HIST?RICO, JAMAIS VIVIDO NOS ?LTIMOS ANOS. INVESTIGAMOS O QUE VEM NORTEANDO O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE PARA O ENSINO REMOTO, ASSIM COMO OS DESAFIOS DE UMA FORMA??O TECNOL?GICA DOCENTE, O QUE CABE ENXERGARMOS O DESPREPARO, FALTA DE INCENTIVO E OUTROS PROBLEMAS QUE OCORREM DIANTE DO NOSSO CONTEXTO ATUAL. AO FINAL, CONCLU?MOS A RESPEITO DOS REFLEXOS E INFLU?NCIAS DA PANDEMIA EM NOSSA EDUCA??O, ACREDITANDO QUE O ENSINO REMOTO, APESAR DE DESAFIADOR, PODER? DEIXAR MUDAN?AS POSITIVAS NA NOSSA EDUCA??O.