PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69379 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 5209 "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, VIVÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA_ID5209_29092020073554.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY BAUMER FRANCESCHINI" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "franceschini.stephany@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69379 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 5209 "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, VIVÊNCIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA_ID5209_29092020073554.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY BAUMER FRANCESCHINI" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "franceschini.stephany@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }