A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO O DE VERIFICAR A CONDUTA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA COM OS ALUNOS SURDOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO ESTUDO DE CASO ÚNICO, REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL LYCEU PARAIBANO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB), COM UMA PROFESSORA QUE LECIONA INGLÊS PARA ALUNOS SURDOS, NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO E QUE ACEITOU PARTICIPAR DO ESTUDO. O APORTE TEÓRICO DESTA PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E EM AUTORES DA LITERATURA PERTINENTE AO TEMA, COMO VYGOTSKY, BUENO, ENTRE OUTROS. A COLETA DE DADOS OCORREU EM UMA SALA DE AULA DA REFERIDA ESCOLA, SENDO OBSERVADAS UM TOTAL DE DEZ AULAS, MINISTRADAS PELA PARTICIPANTE DO ESTUDO, E AS INFORMAÇÕES OBTIDAS REGISTRADAS EM UM DIÁRIO DE CAMPO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A ESCOLA ANALISADA NÃO OFERECE CONDIÇÕES PARA QUE O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS ATENDA O QUE FOI ESTABELECIDO PELA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E QUE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO, CONDUZIDO PELA PARTICIPANTE DO ESTUDO, APRESENTOU LACUNAS. CONCLUIU-SE QUE A ESCOLA NECESSITA ADEQUAR-SE ÀS EXIGÊNCIAS DA REFERIDA DECLARAÇÃO E QUE OS PROFESSORES POSSAM SE QUALIFICAR, SE APERFEIÇOANDO NA LIBRAS, DE MODO A ESTAREM HABILITADOS PARA LECIONAR A LÍNGUA ESTRANGEIRA A ALUNOS SURDOS E A CONDUZIREM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE FORMA SATISFATÓRIA, NUMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL.