RESUMOA formação do professor tem sido nos últimos anos, foco principal de estudos que visam estabelecer estratégias para a melhoria do ensino no Brasil, esse interesse tem resultado em produções cientificas sobre a profissionalização, o percurso profissional, o pensamento e a ação do professor, que ressaltam a importância dos seus conhecimentos, e o apresentam como “produtor de saberes”. O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da aplicação de questionários a professores das redes de ensino público e privado da cidade de Sousa, Paraíba, e tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a importância da formação do professor, assim como observar as variáveis que colaboram com as práticas do docente. Os dados da pesquisa demonstram que grande parte dos pesquisados possuem carreira docente a mais de 10 anos, os professores consideram relevante à trajetória pessoal e a experiência profissional, pois são essas as principais responsáveis pelo desenvolvimento dos métodos de ensino. A formação profissional de um professor deve ser considerada base importante para o exercício da docência, porém, os resultados da pesquisa demonstram que alguns professores que lecionam as disciplinas de Ciência e Biologia não possuem cursos de licenciatura nessa área. A presença de professores que não possuem cursos de formação para a prática docente é frequente em muitas escolas brasileiras e deve ser considerada como fator agravante, que reflete na qualidade de ensino do país, esta discussão ressalta a importância de trabalhos como esse, pois permite mostrar o quão importante é a formação para os profissionais que desejam mediar o conhecimento e formar cidadãos críticos.Palavras-Chave: Docência, Ensino, Formação Profissional.