DIANTE DA CONSTRITUIÇÃO FEDERAL (1988), LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (9.394/96), AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (2007) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), EXISTE NO BRASIL UM MOVIMENTO PARA AMPLIAR A JORNADA ESCOLAR, ENTRETANTO, AMPLIAR A CARGA HORÁRIA NÃO É SINÔNIMO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NÃO SÃO IMPORTANTES APENAS A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E HISTORICAMENTE ACUMULADOS, MAS O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO DE MANEIRA INTEGRAL (MOLL, 2012), COM O OBJETIVO DE PREPARÁ-LO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DIMENSÃO DA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES ENQUANTO SUJEITOS (FREIRE, 1996). AO FALAR EM EDUCAÇÃO INTEGRAL É NECESSÁRIO COMPREENDER O CURRÍCULO ESCOLAR E OS ELEMENTOS QUE O CONSTITUEM, COMO A CULTURA, O LUGAR, O ESPAÇO E O TERRITÓRIO (SILVA, 2015). O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTE EM MAPEAR AS NECESSIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR E INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL POR PARTE DOS EDUCADORES, PARA CONHECER OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES ENCONTRADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ELABORAR UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO COTIDIANO ESCOLAR PARA OS EDUCADORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL, QUE ATENDE ALUNOS DO PRÉ (ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL) AO 4º ANO, DAS 7H ÀS 17H. A METODOLOGIA PROPOSTA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO, 2014), DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, COM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, COLETA DE DADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS E A ANÁLISE DAS ENTREVISTAS SERÁ FEITA POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011).