ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE OS PRECEITOS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ENFATIZANDO SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. O ESTUDO SE SITUA NO CAMPO DA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO CARACTERIZADA COMO BIBLIOGRÁFICA. PARA ANALISAR IMPORTANTES REGISTROS DISPONÍVEIS NA LITERATURA, O ARCABOUÇO TEÓRICO DESSA INVESTIGAÇÃO SE CONSOLIDOU A PARTIR DOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (1990), CHEVALLARD (1991), ALVES (2000), PEREIRA (2012), CARVALHO NETO (2012) E JARDIM, CAMARGO E ZIMER (2015). OS ESTUDOS REVELARAM QUE A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, ENTENDIDA COMO TRANSFORMAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO EM UM SABER POSSÍVEL DE SER ENSINADO E APRENDIDO PELO ALUNO, PRECISA SE FAZER PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO, GARANTINDO QUE OS CONHECIMENTOS SEJAM CONSTRUIDOS PELOS ESTUDANTES SEM PERDER A ESSÊNCIA DE SEUS SIGNIFICADOS, SOBRETUDO, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CIÊNCIAS. POR ESTA RAZÃO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE DEBATES EM TORNO DESSA TEMÁTICA POSSAM EMANAR NESSE CAMPO DE ESTUDO. OS RESULTADOS DA NOSSA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA REVELAM QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRECISA AMPLIAR SEUS HORIZONTES DE ALCANCE NO QUE DIZ RESPEITO AO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROVENIENTES DO ENSINO DE CIÊNCIAS. EM TORNO DESSA REALIDADE, A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA É CONVOCADA COMO FORÇA MOTRIZ PARA O ALCANCE DE ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO.