É IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTABILIDADE DO CERRADO A APLICAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS QUE POSSAM INCORPORAR MODELOS DE APROVEITAMENTO DO BIOMA A PARTIR DO CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO. O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL SE TORNA IMPORTANTE PARA QUE OS SUJEITOS DO CAMPO PENSEM NAS POTENCIALIDADES DOS LOCAIS COMO CONDIÇÃO PARA SEU DESENVOLVIMENTO. LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS PECULIARIDADES DA REGIÃO, UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL DEVE SER UM PROCESSO PROATIVO, BASEADO NO AMBIENTE, NA ECONOMIA PRODUTIVA E NA SOCIEDADE SAUDÁVEL, ENVOLVENDO UMA PEDAGOGIA QUE COMPREENDE E VALORIZE A REALIDADE DOS SUJEITOS DO CAMPO. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO SUGESTIONAR PARA ESCOLAS DO CAMPO ESTABELECIDAS NO BIOMA CERRADO A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO TRANSDISCIPLINAR DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LOCAL COM BASE NA VALORIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DE FRUTOS DO CERRADO. A METODOLOGIA APLICADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO RESGATAR AS CONVICÇÕES DE JOHN DEWEY QUE APOIAVA A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PROCESSUAL E PROPUNHA A TRANSMISSÃO DOS SABERES PARA ALÉM DA SALA DE AULA; DE CALDART QUE SUSTENTA QUE O POVO TEM DIREITO DE SER EDUCADO ONDE VIVE, ATRAVÉS DE UMA EDUCAÇÃO PENSADA PARA SEU LUGAR; E DE GADOTTI, QUE ASSOCIA EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE E PROPÕE A APRENDIZAGEM A PARTIR DA VIDA COTIDIANA. CONCLUÍMOS QUE AS ESCOLAS DO CAMPO DEVEM POSSIBILITAR UM PROCESSO EDUCATIVO VINCULADO A SUSTENTABILIDADE, A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EVIDENCIEM O APRENDIZADO DO AGROEXTRATIVISMO, AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LOCAL.