O REFERIDO ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PANORAMA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SAUBARA-BA EM 2019, CONSIDERANDO SEUS ASPECTOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS. PARA ISSO, ELENCAMOS OUTROS PONTOS, OS QUAIS VISAM DESCREVER A ESTRUTURA FÍSICA, BEM COMO O FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SAUBARA EM 2019; ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS SUPRACITADAS, TENDO EM VISTA OS ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS; COMPREENDER AS PERCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AO PAPEL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS. NO QUE TANGE AO PROCEDIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO, O PRESENTE ARTIGO PAUTA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, TENDO COMO INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS, O QUESTIONÁRIO ONLINE, ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ANÁLISE DOCUMENTAL. A POPULAÇÃO ABRANGE PROFESSORES E COORDENADORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SAUBARA, CONTRATADOS E EFETIVOS. SEGUNDO A ANÁLISE SOBRE OS ASPECTOS ESTRUTURAIS OBSERVOU-SE A INFRAESTRUTURA E ESPAÇO DAS ESCOLAS, CONCLUINDO QUE AS MESMAS POSSUEM A ESTRUTURA BÁSICA PARA O FUNCIONAMENTO. EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES PEDAGÓGICAS CONCLUIU-SE QUE MUITAS AÇÕES E PROJETOS MOVEM AS ESCOLAS, PORÉM ALGUMAS DESSAS AÇÕES NÃO POSSUEM UM FIM PEDAGÓGICO. POR FIM, QUANTO ÀS PERCEPÇÕES DA GESTÃO DA SECRETARIA DO MUNICÍPIO HÁ UMA PRESENÇA CONSTANTE E SEU TRABALHO TEM SIDO RELEVANTE PARA A EDUCAÇÃO DO MESMO.