O REFERENTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEMOSTRAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TENDO EM VISTA AO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO CONSOLIDA OS ASPECTOS RECORRENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAIS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DESSA MANEIRA PERCEBE-SE QUE A NÃO DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS SÃO EVIDENTES EM PARTE DAS ESCOLAS, NOTA-SE QUE TAL EVIDÊNCIA IMPOSSIBILITA TONAR O ENSINO SIGNIFICATIVO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TENDO EM VISTA O ENSINO MÉDIO. ASSIM SENDO A PESQUISA PROCEDEU NO ENFOQUE BIBLIOGRÁFICO, O REFERENCIAL TEÓRICO ENGLOBA A CONCEITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ASSIM COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ACERCA DO ENSINO MÉDIO. OS RESULTADOS SE CONSOLIDAM NA TRANSITORIEDADE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL, ASSIM COMO OBJETIVA A QUESTÃO PERTINENTE A FALTA DE ACESSO INTERNET QUE TORNA-SE PREDOMINANTE NA MAIORIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS.