ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA ANÁLISE DOS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS DE PESQUISAS QUE ABORDAM COMPETÊNCIAS DOCENTES EM TICS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FAZ PARTE DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA GLOBAL DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO BRASIL DE 2013 ATÉ O PRESENTE, VOLTADA À DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. O MÉTODO UTILIZADO NESTE RECORTE CONSTITUI-SE DE MAPEAMENTO CATEGÓRICO E LEXICAL DOS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS DO CORPUS COM BASE NO ARCABOUÇO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. SÃO APRESENTADOS COMO RESULTADOS ANÁLISES DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS NOS TRABALHOS CONSIDERANDO SUAS NATUREZAS, VARIAÇÕES AO LONGO DOS ANOS, GRAU DE DIÁLOGOS MÚTUOS ENTRE AS PUBLICAÇÕES, E ENFOQUE NA PROBLEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. OS DADOS APONTAM PARA UM CENÁRIO ESTÁVEL AO LONGO DOS ANOS, DE DIÁLOGOS AMPLOS E SÓLIDOS COM DISCUSSÕES TEÓRICAS RELEVANTES IDENTIFICADAS NA LITERATURA E ESCASSEZ DE DIÁLOGOS COM DIRETRIZES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E COM PESQUISAS REALIZADAS POR PARES À LUZ DE SEUS MÉTODOS, RESULTADOS, LACUNAS E CONTRIBUIÇÕES. AS DISCUSSÕES ABORDAM DESAFIOS PARA A PESQUISA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DE DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PONTUAM SUGESTÕES PARA ESTUDOS FUTUROS.