O PRESENTE ARTIGO ABORDA O TEMA “A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA REDUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E PARA A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM”. O OBJETIVO GERAL É RETRATAR A IMPORTÂNCIA DE SE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: PROBLEMATIZAR OS PROBLEMAS QUE INFLUENCIAM NO FRACASSO ESCOLAR E AFETAM A APRENDIZAGEM E APRESENTAR COMO O LÚDICO PODE POTENCIALIZAR E AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DOS ALUNOS. ESTE ARTIGO TEVE COMO BASE O USO DE PESQUISAS DE REVISÃO NARRATIVA E AUTORES QUE DARÃO SUBSÍDIO A DISCUSSÃO, COMO; BESSA (2011), NOVAK; GOWIN (1996), LEITE (2012), PERRENOUD (2000), POZO (2008), SACRISTAN (2002), SERRA (2012) .CONCLUÍMOS QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A REALIDADE QUE PERMEIA O CONTEXTO ESCOLAR, TOMANDO COMO BASE O FRACASSO ESCOLAR QUE MUITAS VEZES PODE ESTAR RELACIONADO À PRÓPRIA METODOLOGIA DO PROFESSOR.