ESTE ARTIGO OBJETIVOU COMPREENDER A PROBLEM?TICA DO ENSINO DA L?NGUA MATERNA NA EDUCA??O INFANTIL, UMA VEZ QUE ESTE CEN?RIO A QUAL A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCA??O B?SICA EST? INSERIDA APRESENTA IN?MERAS FRAGILIDADES E DIFICULDADES. DESSE MODO, ELENCAMOS ALGUNS PONTOS QUE CONSIDERAMOS RELEVANTES COMO: SER? QUE AS ESCOLAS EST?O PREPARADAS PARA LIDAREM COM O PROCESSO INCLUSIVO DAS CRIAN?AS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA? SER? QUE ESTAS CRIAN?AS EST?O SENDO INCLU?DAS REALMENTE? O QUE SE CHAMA DE INCLUS?O, ? INCLUS?O DE FATO? OBSERVAMOS COM ESSE ESTUDO QUE OS DOCENTES CARECEM DE FORMA??O PARA SE TRABALHAR DIRETAMENTE COM ESTRAT?GIAS ADEQUADAS PARA CRIAN?AS AUTISTAS QUE EST?O EM FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA CONVENCIONAL. DESSA FORMA, A PESQUISA TROUXE COMO RELEV?NCIA A IMPORT?NCIA DE SE DISCUTIR SOBRE A TEM?TICA REFERENTE A COMO AS PR?TICAS EDUCACIONAIS REFLEXIVAS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE INCLUS?O E APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS COM AUTISMO QUE EST?O EM FASE DE AQUISI??O DA ESCRITA, BEM COM, APONTOU COMO AS ESTRAT?GIAS PEDAG?GICAS ALINHADAS AOS EIXOS ESTRUTURANTES BRINCAR E AS INTERA??ES SOCIAIS PODEM SER ALIADAS NO TRABALHO EM SALA DE AULA. AL?M DE APRESENTAR O SOBRE O UNIVERSO DO AUTISMO, SEUS SINAIS E SINTOMAS. NO QUE DIZ RESPEITO AOS ASPECTOS METODOL?GICOS, A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA A??O DE CUNHO BIBLIOGR?FICO, UMA VEZ QUE PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE LITERATURAS QUE ABORDASSE O TEMA PARA MELHOR ENTENDIMENTO E DESENVOLVER DO EST?GIO, TENDO COMO REFER?NCIAS AUTORES COMO: ROTTA, BNCC, SOARES ENTRE OUTROS.