O presente trabalho é fruto de um processo de pesquisa realizado em nosso trabalho de conclusão de curso que nasceu de inquietações advindas a partir da nossa vivência com o ensino da Matemática na escola básica do Cariri Paraibano. O mesmo teve como perspectiva incentivar a contextualização no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, levando em conta as distintas definições dos estudiosos que defendem essa prática nas salas de aula de Matemática. O foco principal foi a busca por uma explicitação de alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do “homem do campo” e o confronto com os conhecimentos matemáticos mobilizados nas escolas do Campo. No desenvolvimento do nosso trabalho demos ênfase a duas narrativas de experiências por nos vividas enquanto originários do espaço rural, considerando que o manejo de conhecimentos matemáticos e práticas específicas são estabelecidos num processo transição entre gerações. Usamos como base teórica, estudos de educadores matemáticos que abordam em seus trabalhos a contextualização no ensino da Matemática, como também a produção cientifica do Programa Etnomatemática, a fim de dimensionar o papel desses conhecimentos na formação do sujeito, valorizando saberes e práticas pré-estabelecidas. Acreditamos que o confronto de conhecimentos por nos apresentado no corpo do trabalho, pode contribuir para um olhar diferenciado ao se trabalhar o ensino da Matemática nas escolas do Campo, onde a busca pela valorização dos diversos saberes matemáticos utilizados nos cotidianos dos campesinos, possa ser um ponto de partida para diversas relações visando a aprendizagem da Matemática numa perspectiva além do âmbito escolar, abordando os diferentes contextos sócio-político-culturais vivenciados pelos educandos em suas comunidades, associações, assentamentos, dentre outras organizações existentes.