É SABIDO QUE A ESCOLA, COMO SEIO DA COMUNIDADE, INFLUENCIA DE UM MODO GERAL TODO O CONTEXTO A SUA VOLTA, ASSIM COMO OS AGENTES QUE A COMPÕEM: ALUNOS, PROFESSORES, FAMÍLIA, COLABORADORES E COMUNIDADE EM GERAL, NO ENTANTO ESSE TRABALHO OBJETIVOU MENSURAR A INFLUÊNCIA DO GESTOR ESCOLAR NO QUE TANGE O ASPECTO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE GEREM, SENDO ELE – O GESTOR – TAMBÉM RESPONSÁVEL POR TAIS RESULTADOS. A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO SE DÁ PELO FATO DE QUE A PROFISSÃO DE GESTOR VEM PASSANDO POR INÚMERAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELA CONSTANTE EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNDO, NECESSITANDO DE UM PROFISSIONAL COMPLETO, NÃO MAIS APENAS UM ADMINISTRADOR. DESSA FORMA ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS OBSERVADOS, PROCUROU-SE MOSTRAR COMO ESSAS MUDANÇAS VEM OCORRENDO E COMO O GESTOR ESCOLAR SE TORNOU MAIS AINDA NECESSÁRIO NA CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO APRESENTAM. DIANTE DISSO, OBSERVOU-SE QUE O TRABALHO DO GESTOR SE TORNOU MAIS COMPLEXO, ALÉM DE INDISPENSÁVEL, EM UMA ESCOLA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS SATISFATÓRIOS, TRABALHANDO TAMBÉM COMO AGENTE MOTIVADOR DA SUA EQUIPE, HAVENDO NECESSIDADE DE ESTAR SEMPRE ATUALIZADO E REALIZANDO AUTO AVALIAÇÕES CONSTANTES SOBRE SUA PRÁTICA AFIM DE TORNAR-SE AINDA MAIS CRÍTICO SOBRE SUAS AÇÕES, ABONANDO O CARÁTER APENAS BUROCRÁTICO E CENTRALIZADOR PARA ABRAÇAR O ASPECTO HUMANO DE CADA UM QUE COMPÕE A ESCOLA E TRABALHAR SOBRE SUAS POTENCIALIDADES.