ESTE ARTIGO ATENTA-SE À HABILIDADE DA LEITURA, EIXO QUE PERTENCE A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, E ASSUME GRANDE IMPORTÂNCIA NESTA ÁREA DO SABER, UMA VEZ QUE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AOS OUTROS EIXOS DO ENSINO DE LÍNGUA (ORALIDADE, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA), E PRESENTE NAS AULAS DAS DEMAIS DISCIPLINAS ESCOLARES, SENDO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É TRAZER UM BREVE RESUMO A RESPEITO DA LEITURA E DE COMO ACONTECE O TRABALHO COM ESTE EIXO NA SALA DE AULA, PARA ISSO, O ESTUDO DE AUTORAS RENOMADAS NO ASSUNTO COMO KOCK E ELIAS (2014), SOLÉ (1998) ANTUNES (2003), BARBOSA E SOUZA (2006), BRANDÃO (2006) ENTRE OUTRAS, FEZ- SE NECESSÁRIO. TAIS ESCRITORAS EXPLICITAM EM SEUS TEXTOS A POSTURA DE MUITOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DIANTE DO DESENVOLVIMENTO DESSA HABILIDADE, ALÉM DE MOSTRAREM AS DIFERENTES CONCEPÇÕES QUE PERMEARAM E PERMEIAM O SEU ENSINO, APRESENTAM SUGESTÕES PARA O SEU TRABALHO NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A COMPREENSÃO TEXTUAL, POIS FORMAR LEITORES, QUE INTERAGEM COM O TEXTO, QUE ATRIBUEM SENTIDO A ELE E QUE SEJAM CRÍTICOS, É ESSENCIAL, UMA VEZ QUE O ALUNO DEVER SAIR DA ESCOLA PREPARADO PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DA CULTURA LETRADA.