A LUDICIDADE ÁREA QUE TRATA DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRA É UMA FERRAMENTA DE GRANDE RELEVÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EDUCADOR, COM A FINALIDADE DE AUXILIAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E CONSEQUENTEMENTE DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO DESENVOLVEMOS ESTA PESQUISA, COMO RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS DURANTE A DISCIPLINA “LABORATÓRIO DE PESQUISA II” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PROPÓSITO ANALISAR OS BENEFÍCIOS QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS PROPORCIONAM NO COTIDIANO ESCOLAR, TANTO À REALIDADE DO PROFESSOR COMO NA DO ALUNO. PARA TANTO FOI ADOTADO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE NOS POSSIBILITOU FAZER UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE, SEGUIDA DE PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM UM CENTRO RECREATIVO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE MARABÁ – PA. FEZ-SE USO DE QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO A TRÊS PROFESSORAS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO E ANÁLISE DAS RESPOSTAS E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE A PESQUISA. NESSE ESTUDO OBSERVAMOS QUE AS PROFESSORAS APRESENTAM CONCEPÇÕES MUITO SEMELHANTES ENTRE SI, ACERCA DO CONCEITO E DO EMPREGO DE LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL. OS RESULTADOS APONTARAM, AINDA, O QUANTO A LUDICIDADE É IMPORTANTE NA SALA DE AULA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ESSAS ATIVIDADES, QUANDO DESENVOLVIDAS, POSSIBILITAM AO ALUNO CRIAR ESTRATÉGIAS, PASSAR POR DESAFIOS, CRIAR METAS, FANTASIAS, ORGANIZAR PENSAMENTOS E ATÉ VIVENCIAR NOVOS PAPÉIS.