ESTE TEXTO FOI REDIGIDO COM O PROPÓSITO DE COMPARTILHAR O QUE TEM SIDO PRODUZIDO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE PINDAMONHANGABA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO. VALENDO-NOS DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA SOCIOLOGIA DAS AUSÊNCIAS DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS E DAS CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO CURRÍCULO DE INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA, REGISTRAMOS E ESTUDAMOS A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS PRÁTICAS DA GENTE, MOBILIZADAS DE DIFERENTES E COMPLEMENTARES FORMAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO REFERIDO MUNICÍPIO. DESTACAMOS COMO TAIS POSSIBILIDADES DE PENSARFAZER OS CURRÍCULOS TÊM CONTRIBUÍDO ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. DURANTE O PERCURSO DE EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS, IDENTIFICAM-SE COMO RESULTADOS PARCIAIS SEUS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS ESTRUTURANTES QUE AS TÊM TORNADO CAPAZES DE RECONHECER E INCORPORAR A AUTONOMIA E A RESPONSABILIDADE DOCENTES IMPLICADAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR COTIDIANA.