ESTE ARTIGO APRESENTA A ANÁLISE DE UM ESTUDO SOBRE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UM CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO, DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES VIVIDAS PELA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NUM ESTUDO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, PAUTADO NA LEITURA DE OBRAS DE DIFERENTES ESTUDIOSOS COM DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E SUAS PROPOSTAS PARA A AÇÃO DOCENTE NO TRABALHO DO PROFESSOR COM A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. A REVISÃO DE LITERATURA FOI REALIZADA COM O INTUITO DE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES COM BASE EM UM ENSINO CONTEXTUALIZADO RELACIONADO COM A REALIDADE VIVIDA. NA CONCLUSÃO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER O CURRÍCULO COMO O CAMINHO, O PERCURSO DA ESCOLA, COMO ESPAÇO CONSTRUÍDO INTENCIONALMENTE, PERPASSANDO TODAS AS SITUAÇÕES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, QUE A ORGANIZAÇÃO E A EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR, SÃO RESPONSÁVEIS PARA DEFINIR QUE TIPO DE CIDADÃO SE QUER FORMAR. A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, PELO QUAL OS SERES HUMANOS SÃO INSERIDOS NA SOCIEDADE, COM A CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DAS REALIDADES SOCIAIS.