Tendo em vista que alguns conteúdos se tornam menos complexos de compreensão se forem feitos através de uma aula mais prática, deixando de lado um pouco a tradicional técnica do quadro e giz, desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de mostrar a importância da utilização de oficinas pedagógicas para se buscar compreender alguns conteúdos de Geografia na 3ª série do ensino médio. Esse estudo foi desenvolvido com as turmas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ana Júlia na cidade de Natal - RN, no ano de 2009. O mesmo, abordo conteúdos relacionados a Geologia e a Geomorfologia terrestre, sendo executado em três etapas, quais sejam: aula expositiva e dialogada com apresentação dos objetivos das aulas e suas respectivas estratégias metodológicas, confecção de materiais didáticos conforme os conteúdos trabalhados, e, por fim, a exposição das produções dos discentes em mostra pedagógica realizada na escola. Após as oficinas, aplicamos um questionário com os alunos acerca da eficiência das mesmas, ou seja, se os alunos através delas compreenderam melhor a estrutura interna da terra bem como as forças endógenas e exógenas que transformam o relevo terrestre, e também se puderam fazer uma conexão entre o conhecimento teórico e a prática educativa através da construção de um globo terrestre. Ao fim das oficinas percebemos que esse trabalho estimulou a capacidade criativa dos alunos assim como a de trabalhar em grupo, engajando-os de forma efetiva em seu processo de aprendizagem, uma vez que, tal processo se deu de forma construtiva, abandonando assim, métodos didáticos que viabilizam apenas a repetição de conhecimentos já elaborados.