Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS SUPERIORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TEORIA, PRÁXIS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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O estudo desenvolve-se uma perspectiva marxiana e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática, transformação do mundo e tendo como amostra da pesquisa quatorze discentes, sendo subdivididos com e sem práticas na docência. 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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho surgiu de reflexões realizadas junto aos professores que atuam em escolas públicas de rede estadual do município de João Pessoa- PB, o que possibilitou identificar, como uma das contradições do fazer educativo, a questão da relação teoria e prática. Assim como da entrada, através do Programa Estudante Convênio (PEC), de professores da rede pública que já exerciam a docência, mas não haviam cursado o ensino superior, ou que estavam deslocados de sua graduação de origem. A entrada dos alunos PEC deu uma nova dinâmica ao curso de Licenciatura, mais especificamente, ao de Pedagogia, uma vez que a prática docente desses professores-alunos invadiu a universidade, possibilitando a troca de experiências, e ampliando o espaço de discussões acerca da relação teoria e prática dentro e fora dos muros da universidade. O estudo tem como objetivo conhecer as associações que os discentes das Licenciaturas desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas, buscando relacionar as práticas do aluno-professor às teorias estudadas, com vista à construção de novas práticas e a transformação dos sujeitos, o que pode levar a uma práxis. O estudo desenvolve-se uma perspectiva marxiana e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática, transformação do mundo e tendo como amostra da pesquisa quatorze discentes, sendo subdivididos com e sem práticas na docência. Contudo, percebeu-se de fato que há uma problemática referente às cadeiras pedagógicas oferecidas nos cursos de licenciaturas.

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