A presente pesquisa foi desenvolvida com base nos depoimentos de um grupo de cursistas concluintes do curso de especialização em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores desenvolvido através da modalidade de EaD no ano de 2012 realizados pela UFT. Chamou-nos a atenção o fato das turmas selecionadas para a pesquisa possuírem os alunos mais jovens – a média de idade das turmas era de 23,4 anos. O presente trabalho busca compreender como estes cursistas, professores da educação básica que atuavam como gestores das escolas públicas no Tocantins, perceberam suas experiências educativas na educação a distância, quais as principais dificuldades enfrentadas e como elas foram superadas, e quais os reflexos da educação oferecida em sua pratica profissional. O estudo de caso foi usado com metodologia de aquisição de dados a partir das contribuições de Andre (1984), para o qual foram usados os depoimentos postados no ambiente, a observação das atividades desenvolvidas durante o curso, e a pesquisa bibliográfica sobre a temática pesquisada. A pesquisa assume as características da abordagem qualitativa com base em Domingues (2006), e Frigotto (1991,) pois para estes autores esta abordagem se diferencia das demais pelo olhar e a atitude do pesquisador que procura desenvolver compreensões e não explicações sobre o fato estudado. Do total de depoimentos coletados, 57% demonstram ter enfrentado e superado grandes desafios, e qualificam sua experiência com EaD como positiva; 24% avaliam positivamente o curso, e dão mais ênfase aos processos de dificuldades pessoais de acesso, de compreensão do moodle e de tempo para estudo; e 19% usam o espaço para fazer comentários diversificados. Fundamentada em Kenski (2002) e Valente (2003), a análise dos resultados mostra o importante papel da EaD na formação continuada destes jovens gestores e na preparação para o trabalho na gestão democrática das escolas onde atuam.