O Brasil encontra-se diante de um processo de desenvolvimento educacional e neste contexto estão inseridas as políticas públicas dentre as quais está o Programa Mais Educação voltado ao âmbito educacional e social com o objetivo de contribuir para a diminuição das desigualdades educacionais, atendendo os alunos que se encontram às margens da integridade do desenvolvimento de suas aprendizagens. O Programa apresenta várias idealizações na perspectiva de organização do tempo diário da escola, permitindo um projeto de vida a partir da socialização de conhecimentos. Dentre os vários fatores que asseguram o bom desenvolvimento desta política pública está a atuação dos monitores responsáveis por articular as propostas do Programa, através de conhecimentos distintos, intrínsecos em sete macro campos que contribuem para a melhoria da aprendizagem e a permanência das crianças na escola, através de ações que integram o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, na perspectiva de ampliação do tempo de permanência na escola. A partir desta concepção buscaremos analisar a atuação dos monitores nas escolas públicas de Ingá no macro campo esporte e lazer, como também identificar quem são as pessoas que exercem a função de monitores e por qual processo seletivo passaram e conhecer a formação de cada monitor e quais suas expectativas e desafios na oficina de esporte e lazer. De acordo com os manuais operacionais do Programa podem assumir o papel de monitores preferencialmente os universitários com formação específica na área das atividades ou qualquer pessoa da comunidade (incluindo estudantes do EJA e do ensino médio) com habilidades na oficina que irá se responsabilizar. Cabe aos mesmos optar por metodologias adequadas à realidade em que estão inseridos considerando assim as especificidades que vão desde o espaço disponível para oficinas até realidade social da comunidade escolar. Diante da diversidade de opiniões quanto à relevância do programa para sociedade podemos ressaltar sua importância através de reflexões com resultados positivos e negativos. Partindo das reflexões qualitativas, observa-se que o programa nos apresenta uma vasta preocupação voltada para a melhoria nos índice de qualidade na educação principalmente dos estudantes provenientes das camadas populares. O macro campo esporte e lazer assim como todos os outros, são amplamente reconhecidos como valiosos e indispensáveis no processo educativo integral. A partir do elo proposto pelo programa entre o esporte e o lazer surgem vários desafios, que deve ser considerados como ferramentas eficazes para a formação do cidadão, e quando bem desenvolvidos poderão estruturar seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e efetivo, contribuindo assim para a formação de uma pessoa independente, crítica e consciente.