INTRODUÇÃO: Entender obras de ficção como o retrato de uma geração torna-se complicada, pois sintetizar em alguns personagens a diversidade cultural de uma época é tarefa desafiante e, até, impossível. Contudo, a partir destas obras de ficção podemos ter um retrato do que foram construídos às gerações que perpassam nossa cultura. A produção fílmica possibilita ao sujeito diversas emoções, porém a reflexão que é proporcionada se torna elemento essencial para que o espectador possa analisar a realidade social que se insere os diversos grupos sociais. Partindo da utilização de filmes para analisar a abordagem do tema da sexualidade, o filme Confissões de adolescente, lançado em 2014, produzido por Daniel Filho, retrata sobre adolescentes e relacionamentos afetivos, dilemas das práticas sexuais, opções sexuais, de forma que insere o ambiente escolar como espaço fundamental destas descobertas, e no enredo do filme, vemos através de diversos dilemas e pontos trazidos, desde a primeira relação sexual, bullying, escolha profissional, dentre outros. A preferência por cenas contracenadas pelo casal adolescente dos personagens Alice e Marcelo torna-se a escolha central para a análise fílmica, pois retratam o dilema enfrentado por muitos jovens quanto a primeira relação sexual, as dúvidas quanto as sensações, comportamentos e reações que enfrentam no ato sexual. OBJETIVO: Realizar uma análise sobre os comportamentos expressos pelos adolescentes quanto às práticas sexuais, interligando com sistema educacional, já que se torna um espaço o qual os jovens alunos têm conhecimento sobre sexo, avaliando a contextualização do tema na escola e o enfrentamento que o sistema educacional desenvolve para abordar sobre sexo e sexualidade. METODOLOGIA: Ao escolher o filme Confissões de adolescente, pôde-se assistir e realizar uma observação criteriosa dos elementos abordados no enredo da produção. As cenas dos adolescentes Alice e Marcelo, personagens do filme, podem ser analisadas e contextualizadas ao tema da sexualidade e o descobrimento sobre as práticas sexuais. Para isso, tornou-se necessário a leitura de artigos, trazendo sobre o tema da sexualidade e educação, vinculado ao público adolescente, avaliando a abordagem que o tema central é trabalhado com os jovens. RESULTADOS: Pode-se analisar, quanto à temática abordada, que as questões sobre sexualidade têm na adolescência sua descoberta. A inexperiência e insegurança dos personagens acentuam a ansiedade em torno deste momento e as consequências inesperadas do não uso adequado de métodos anticonceptivos. Os adolescentes, por impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual não apenas na escola, mas principalmente da família, mas o despreparo de ambos coloca o adolescente a enfrentar situações conflitantes e, até, perigosas. CONCLUSÃO: A escola ainda é o principal espaço para se dedicar ao trabalho de prevenção. Para tanto, é preciso deixar de olhar os adolescentes, sob o ponto de vista da sexualidade, apenas biologicamente, e enxergá-los como de fato são, atravessados por uma meio cultural e social. Além das mudanças biológicas, também ocorrem mudanças de papéis, ideias e atitudes. É preciso tratar do assunto na escola, considerando os fatores reflexivos, subjetivos e sociais, na possibilidade de discutir sobre sexualidade, desconstruindo ideias equivocadas sobre a abordagem do tema com adolescentes.