Objetivando destacar a importância do PIBID/UFC/Subprojeto Pedagogia na formação dos graduandos e futuros professores, o texto evidencia sua preparação e intervenções iniciais nas escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, como instituições parceiras na busca pela valorização do magistério e incentivo à carreira docente na Educação Básica. O foco das ações do projeto é alfabetizar letrando com ludicidade, e baseia-se em estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2014), Piaget e Freire (apud LIMA, 2009) e Vygostsky (1998). A metodologia para identificar o nível de escrita das crianças e para o planejamento das ações previstas foi a realização da sondagem da escrita pelas bolsistas com cada criança, possibilitando compreender melhor como constroem hipóteses sobre a escrita e como contribuir significativamente com seu aprendizado. Como resultado vem-se constatando melhoria na qualidade da formação das graduandas, visto que a sua inserção no programa tem favorecido a articulação teoria e prática.