Este estudo é um desdobramento das atividades do Projeto de Pesquisa Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção, desenvolvido pelo GPFOPE/UFSM, tendo como participantes professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial, Especialização em Gestão Educacional, Mestrado e Doutorado em Educação/UFSM. A proposta busca compreender o processo de aprendizagem docente das monitoras responsáveis pela oficina de Letramento do Programa Mais Educação. As atividades se efetivaram por meio de circuitos de atividades diversificadas de leitura e escrita em uma escola do Sistema Municipal/SM. Este trabalho sustenta-se metodologicamente na proposta de pesquisa sociocultural, a partir das narrativas das monitoras sobre o vivido que se efetivava por meio de encontros pedagógicos como momentos de compartilhamento docente que serviram como mobilizadores para a aprendizagem da docência. Por meio desta pesquisa compreendemos que as atividades mobilizaram o compartilhamento de conhecimentos entre as crianças, como também o aprendizado da docência das monitoras.