O trabalho a ser apresentado trata-se de uma experiência teórica e pratica que tem por objetivo preparar-nos para a realidade do campo de atuação na docência, esta foi proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), tal experiência foi vivenciada junto a uma turma de terceiro ano do segundo ciclo, de uma escola localizada no bairro do Cordeiro, Recife-PE. Elegemos abordar fatos próximos às realidades dos alunos, para que assim esses pudessem articular as situações analisadas com as suas próprias historias, observando assim as semelhanças e diferenças, e em que isso contribuiu, contribuem ou irá contribuir na sua vida, de modo que percebessem suas participações no meio social, ancorados, é claro pelo norte da historia local. Dessa forma, articulamos um intento nomeado por Historias do Recife e Nossas Historias, nossas aulas visam causar nos educandos um sentimento de sujeitos ativos, para tanto utilizamos (a literatura, o teatro, as brincadeiras e poemas). As atividades trabalhadas foram bem sucedidas, visto que os alunos compreenderam que a historia não é linear, que ela acontece de várias formas e que cada individuo tem algo a ofertar no que diz respeito a sua realidade social.