A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR ERA UM PARADIGMA, ONDE OS ECD’S NÃO POSSUÍAM NENHUM APOIO PARA SUA ENTRADA E MUITO MENOS PERMANÊNCIA NA INSTITUIÇÃO. VISTO O CENÁRIO ATUAL, ONDE AS UNIVERSIDADES ABRIRAM UM ESPAÇO PARA O DEBATE DA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DESSES ESTUDANTES, MESMO COM ESSE ESPAÇO PARA NOVOS DEBATES O SENÁRIO AINDA ESTÁ COM POUCA VISIBILIDADE. O ALUNO APOIADOR VEM COM A FUNÇÃO DE TENTAR FAZER COM QUE OS ESTUDANTES QUE INGRESSARAM NAS UNIVERSIDADES POR MEIO DO SEU SISTEMA DE COTAS, CONSIGAM SE SITUAR E TER UMA PERMANÊNCIA NOS CURSOS ESCOLHIDOS E ASSIM, CONSIGAM UM BOM DESEMPENHO NAS DISCIPLINAS. PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE AS INSTITUIÇÕES BUSQUEM ALTERNATIVAS QUE VENHAM A FACILITAR A INTEGRAÇÃO DE NOVAS MEDIDAS E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS. OS ALUNOS APOIADOS TEM ENCONTROS SEMANALMENTE COM OS ALUNOS APOIADORES, PARA QUE JUNTOS CONSIGAM RESOLVER EXERCÍCIO DAS DISCIPLINAS QUE O MESMO CURSA, TIRAR DUVIDAS SOBRE ALGUNS ASPECTOS. ENSAIOS PARA SEMINÁRIO COMO TAMBÉM A CONFECÇÃO DOS BANNERS E ENSAIOS DA SUA FALA ORAL PARA APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA. O ESTUDANTE APOIADOR DESENVOLVE SUAS ATIVIDADES NA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ONDE PODE UTILIZAR DE RECURSOS METODOLÓGICOS PRA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ALUNO APOIADO E ASSIM ASSIMILHAR DE FORMA MAIS SIMPLES OS ASSUNTOS TRABALHADOS NAS DISCIPLINAS QUE A MESMA CURSA. COM A UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS A ALUNA ESTÁ CONSEGUIDO DESENVOLVER MELHOR NAS ATIVIDADES E ASSIM, MOSTRANDO QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL. VISTO ASSIM, O TRABALHO DO ALUNO APOIADOR NÃO É APENAS FAZER COM QUE O ALUNO PASSE NAS DISCIPLINAS A QUAL CURSA, MAS SIM, FAZER COM QUE OS ALUNOS SE SINTAM INCLUSOS NA INSTITUIÇÃO.