RESUMO
O PRESENTE ARTIGO ABORDA O TEMA SOBRE A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAR O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES, OBJETIVANDO SUA INSERÇÃO EM TODOS OS ESPAÇOS NA ESFERA SOCIAL. PARA TANTO FOI EXPLORADO EM UM BREVE ESTUDO BASEADO EM UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, O PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ATUALIDADE. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR DESENVOLVE NA MESMA O DESEJO DE IREM BUSCAR SEUS IDEAIS, CONQUISTAR O SEU ESPAÇO E SENTIR-SE RESPEITADA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. A ESCOLA EXERCE UM PAPEL PRIORITÁRIO NESSE PROCESSO, INCENTIVANDO AS CRIANÇAS A RESPEITAR AS DIFERENÇAS UMA DAS OUTRAS, TRANSFORMANDO O AMBIENTE ESCOLAR EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR E PROPICIO A TODAS AS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SUAS LIMITAÇÕES. O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO TEM POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER NOS EDUCANDOS O RESPEITO MÚTUO, O ESPÍRITO CRÍTICO E A RECIPROCIDADE DE CARINHO, NA PERSPECTIVA DE TORNAREM VERDADEIROS CIDADÃOS. O DIREITO A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES É UMA CONQUISTA DE TODA CRIANÇA QUE ALMEJA VIVER EM UMA SOCIEDADE JUSTA E LIVRE DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO. NESSE CONTEXTO, NÃO SE PODE DEIXAR DE SALIENTAR QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ ATRELADA A UM MOVIMENTO MUNDIAL FUNDAMENTADO NOS PRINCÍPIOS DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA, OBJETIVANDO ELIMINAR A DISCRIMINAÇÃO E A EXCLUSÃO PARA GARANTIR O DIREITO À IGUALDADE, TRANSFORMANDO E FORTALECENDO OS SISTEMAS DE ENSINO, DE MODO A PROPICIAR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS. ASSIM O RECONHECIMENTO ÀS DIFERENÇAS CULTURAIS, A PLURALIDADE DAS MANIFESTAÇÕES INTELECTUAIS, SOCIAIS, AFETIVAS, CONSTROEM UMA NOVA ÉTICA ESCOLAR NO SENTIDO DE OPORTUNIZAR UMA NOVA CONCEPÇÃO ADVINDA DE UMA CONSCIÊNCIA AO MESMO TEMPO INDIVIDUAL E SOCIAL.
PALAVRAS- CHAVE: EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA, ESCOLA, INCLUSÃO ESCOLAR.