AS CRESCENTES EXIGÊNCIAS E CONSTANTES MUDANÇAS QUE TEM MARCADO O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS NÃO TÊM SIDO ACOMPANHADAS DE MELHORIAS EFETIVAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR, O QUE TEM ELEVADO O NÚMERO DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS À PROFISSÃO. NESTE CENÁRIO DE PROGRESSIVAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS É PRECISO QUE SE ANALISE COMO A SOBRECARGA DE TRABALHO, A PRECARIEDADE DAS CONDIÇÕES DE ENSINO, A COMPLEXIDADE DA PROFISSÃO E A DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES COM AS QUAIS O PROFESSOR LIDA DIARIAMENTE TEM AFETADO SUA SAÚDE E SUA QUALIDADE DE VIDA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS À ATIVIDADE DOCENTE NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE TAUÁ - CEARÁ. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, UTILIZANDO VARIÁVEIS QUALITATIVAS, CUJO OBJETO É A INCIDÊNCIA, TIPOS E FREQUÊNCIA DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS RELACIONADAS À ATIVIDADE DOCENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM UMA ALTA TAXA DE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS OCUPACIONAIS NO GRUPO PESQUISADO. OS DADOS PRODUZIDOS PERMITEM INFERIR QUE O TRABALHO DOCENTE NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TAUÁ PODE SER CONSIDERADO DE RISCO À SAÚDE DO PROFESSOR E ATÉ MESMO CLASSIFICADO COMO INSALUBRE PELA FALTA DE INSUMOS BÁSICOS E PELO CONTATO DIRETO E APROXIMADO COM AS CRIANÇAS QUE EXPÕEM O PROFESSOR COTIDIANAMENTE AO RISCO DE CONTAMINAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS.