SILVA, Rosangela Maria Araújo Da et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/63022>. Acesso em: 23/12/2024 00:59
O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM INVESTIGAR O ENSINO DE HISTÓRIA DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO RIO GRANDE NO NORTE, TENDO COMO FONTE PRINCIPAL PARA ANÁLISE O LIVRO DIDÁTICO “MINHA PÁTRIA: ENSINO DA HISTÓRIA DO BRAZIL NO SEGUNDO ANNO DO CURSO PRELIMINAR” (1916) DO AUTOR JOÃO PINTO E SILVA, MATERIAL INDICADO PARA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA CAPITAL E INTERIOR DO ESTADO POTIGUAR. OS LIVROS DIDÁTICOS ENQUANTO FONTES OU OBJETOS SE CARACTERIZAM COMO MEIOS DE PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES MESMO QUE SEJAM LACUNARES, MAS QUE VÃO SENDO DESVENDADAS AO LONGO DAS INVESTIGAÇÕES. A DELIMITAÇÃO DO RECORTE HISTÓRICO JUSTIFICA-SE POR SER UM PERÍODO MARCADO POR MUDANÇAS NA ÁREA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE, MOMENTO EM QUE OCORRERAM DUAS REFORMAS NO SETOR DO ENSINO PÚBLICO DO ESTADO, CORRESPONDENDO TAMBÉM À EDIÇÃO DA OBRA ANALISADA. O ESTUDO BUSCA, PORTANTO VERIFICAR A INSERÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO NORTE, BEM COMO IDENTIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SE APRESENTAVAM NO LIVRO DIDÁTICO COMO SUBSIDIO PARA A FORMAÇÃO CÍVICO-PATRIÓTICA. COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO APONTA-SE OS ESTUDOS DE SOUZA (2008), CHERVEL (1990), ARAÚJO NETO (2006), PARA O ENTENDIMENTO DE QUESTÕES REFERENTES ÀS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS, DISCIPLINAS ESCOLARES E A MATERIALIDADE DOS LIVROS.